LUGARES ALTERNATIVOS PARA VISITAR NA ITÁLIA

"I BORGHI ITALIANI", HISTÓRIA E CULTURA ITALIANA

Recentemente, em uma de minhas buscas por lugares bonitos alternativos na Itália, me deparei com 
“i borghi italiani”. 

A evolução da cultura italiana está materializada nas paredes destas “cidades”. Ao visitá-las descobrimos o porquê das escolhas arquitetônicas e urbanísticas, funcionais às necessidades de seu tempo. Defesa, trocas comerciais e alimentos. Trata-se de cidades pequenas, cuja principal característica é a de serem dotadas de fortificações, mercado e área agrícola adjacente. 

Palmanova (Friuli-Venezia Giulia)


Uma das mais belas na minha opinião é Palmanova (não é das mais antigas). O “borgo italiano” foi chamado pelos Venezianos de “Città Fortezza”, Cidade Fortaleza pois a cidadela fora projetada em formato de estrela, com terraplanagens e valas ao redor, tornando-a extremamente defensiva.

Brisighella (Emilia Romagna)


Já entre as mais antigas, pode-se citar Brisighella. Um belíssimo “borgo” medieval. 

Por dentro, boa parte das casas e apartamentos estão reformados e decorados com mobília e carpintaria modernas. Mas, por fora, “o borgo” preservou bastante o estilo de sua época. Ainda hoje, parece estar olhando para as cidadelas tardo medievais e renascentistas. 

Enfim, são lugares tão bonitos que, do outro lado do mundo, na China resolveram replicar esta maravilha italiana. Em Changsha já está em construção uma réplica de “borgo italiano” . 

De toda forma, para quem vai à Itália, haverá muitos outros “borghi” autênticos a visitar. Cito mais alguns de tirar o fôlego, entre dezenas de outros: Sirmione, Vernazza, Montalcino, Borgo di Caprarola... 

Boa visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grazie del suo commento, in breve sarà valutato.