LIVROS E TEXTOS PARA LEITURA EM ITALIANO

O que ler em italiano?

Para iniciantes ou alunos de nível básico.

A leitura é um dos melhores exercícios para aprender novas palavras e a correta forma de escrevê-las (ortografia). Aos iniciantes e alunos de nível básico é oportuno ler com o auxílio de um dicionário, existem diversos disponíveis online, gratuitamente. Quanto aos textos, sugiro a leitura de algo essencialmente descritivo, que permita um fácil paralelo com o próprio idioma. Indico que comecem com a leitura de artigos da Wikipédia, pois é gratuita, é bem escrita (em geral) e tem um conteúdo de livre acesso. Você pode pular de um título a outro, um termo "puxa" o outro. Por exemplo, comece pelo termo "CITTADINANZA": https://it.wikipedia.org/wiki/Cittadinanza e daí siga abrindo o link dos conceitos que quiser aprofundar. Esta leitura deverá inclusive ajudá-los a entender melhor a o processo de cidadania italiana. Aliás, aprender o italiano é fundamental para quem reivindica sua italianidade.

Notem como a leitura do texto é fácil e permite que se entenda a estrutura. Bastará procurar apenas algumas palavras no dicionário. Estudando assim é possível adquirir muito vocabulário. É também ótimo material para debater com o professor de italiano. Algumas editoras oferecem também publicações específicas para o nível básico e para estrangeiros. Em breve recomendarei alguns títulos.


Para alunos de nível intermediário e avançado.

Isto responderá também à questão sobre o que ler para se preparar para as provas de proficiência em língua estrangeira.
Primeiro de tudo, leiam em italiano os textos de sua área de estudo. Para os estudantes que buscam superar a provas de proficiência em italiano (vejam o artigo sobre proficiência) a leitura será o melhor exercício. Existem algumas publicações de literatura clássica disponibilizadas gratuitamente na internet. Um bom livro é o "Principe" de Machiavelli. Excelente leitura de nível avançado, tanto para a proficiência como para quem transita do italiano intermediário ao avançado. O livro não contemporâneo mas é muito válido como reflexão.

Outra fonte muito boa de textos são também os blogs, revistas e jornais. Vejamos alguns:
PENSIERO FILOSOFICO http://www.pensierofilosofico.it/ 
Indico ainda alguns autores italianos cujos livros são muito agradáveis de ler. Proveitosa leitura para estrangeiros que estudam italiano. Acredito que atendam a todos os gostos.

ITALO CALVINO
ALBERTO MORAVIA
LUIGI PIRANDELLO
ELENA FERRANTE

"Buona lettura!"


Um comentário:

Grazie del suo commento, in breve sarà valutato.